Jnet News o Blog da verdade.

domingo, 28 de julho de 2013

João da Santa "contos da cidade"

Nosso blog inicia hoje uma série de "Contos das cidades"  e vamos começar com essa por aqui chamada de uma das lenda de Linhares, cidade do interior norte do Espirito Santo.

JOÃO DA SANTA

Reza a lenda que João da Santa nasceu em 1901, a maior parte da sua vida ele passou caçando e pescando no Rio Doce. Oralmente deixou registrado: "Meu povo vivia apenas de pescar e caçar". Perguntado sobre seus pais, ele respondeu: "Sou filho da Virgem Maria e do Deus trovão".

João da Santa costumava caminhar pelas ruas da cidade carregando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida - uma boneca de gesso vestida de santa - e uma bandeira do Brasil. Ele passava o dia caminhando e recitando rezas e ladainhas.

Conta a lenda que em 1979, durante um período de grande seca, moradores pediram que João da Santa rezasse pedindo por chuva. A cidade foi então atingida por um temporal que durou 44 dias. Desesperados, os moradores pediram a João que revertesse a situação. Quatro dias depois, a chuva passou.



A Santa encontra -se na Casa da Câmara -Praça 22 de Agosto -Linhares ES, a boneca é pintada rusticamente,até com esmalte de unha. A coroa da Santa é um adereço de cabelo e os cordões são muito simples ,contornados por tiras coloridas de tecidos .A Santa embrulhada em um tecido verde.Tamanha simplicidades combinava com a vida que o João da"Santa levava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário será exibido assim que for aprovado pela moderação