Jnet News o Blog da verdade.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Passo a passo pra você fazer um excelente sabão em casa.

                                     
                                                  Sabão de álcool
Tudo que a gente aprende a fazer, significa economia para nosso bolso e prazer em ver o que nossas mãos podem produzir, tenho pra vocês hoje uma excelente receita de sabão de álcool, que é sucesso garantido!
Além de ser barato, fácil de fazer, é perfeito tanto pra tanque como pra pia, não danifica suas mãos e unhas, e ainda tem um toque de "ecologicamente correto", pois você pode reaproveitar aquele óleo de cozinha que as pessoas chamam de "óleo usado". Vamos aprender então?

Para começar, tenha uma bacia como essa (20 litros) com 4 litros de água fria, 4 litros de álcool, aah, detalhe: álcool de farmácia ou supermercado viu, nada de compra álcool no posto de combustível não, pois pode conter algumas impurezas ok! 
E por fim, 1 kg de soda cáustica tudo bem misturadinho.



Aqui estou adicionando 2 litros de óleo de soja que já foi utilizado na cozinha, estou reaproveitando esse óleo (como costumam dizer: óleo usado). Isso torna o sabão ecologicamente correto


Agora estou adicionando 4 kg de sebo bovino derretido e quente, mexa bem (você pode comprar no açougue). o sebo pra quem talvez não sabe é a gordura bovina.


Mexa por cerca de 40 a 50 minutos. mexa tranquilamente, nem rápido e nem devagar, apenas mexa. E CUIDADO para não respingar em você, pois a soda pode causar queimaduras. 
   
                             
Após esse tempo ele estará liquido, mas terá uma película transparente por cima, então pare de mexer e deixe descansar por cerca de 10 horas. 


Após as 10 horas ele vai estar assim; sólido.( gosto muito de ver quando solidifica, eu sempre imagino que é uma pista de patinar rsrs)


Vire a bacia, e desenforme. ( Agora parece um bolo não é?) 


Corte as barras e faça os tabletes conforme queira. 


Olha aí!  rendimento; 13 k e 400 g de um sabão maravilhoso, supera em qualidade qualquer marca do mercado. 



Tenho certeza que você nunca mais comprará sabão no supermercado! 
valeu pessoal, abraços!